quinta-feira, 24 de setembro de 2009

um capítulo: que "osadia!" ou um passeio pelo rio morto

caraíva, 1º de julho de 2009:
para: a linda Marina

a marina outro dia chegou no lagoa numa segunda-feira de manhã pra convidar eu e socó pra andar de lancha. o motor do barco dela acabara de chegar, ela estava super empolgada!!! silvinha (socó) estava em itacaré, então fomos eu, marina, kuki e dante (que ia dar umas dicas de como conduzir o barquinho). levei a uéw (minha afilhada, ou a gatinha preta da socó) e a laika, a cachorra vovozinha da marina, também foi. pegamos o dante em casa, depois o kuki no varandão. mas até pegar o kuki foi uma aventura. a marina teve que aprender a fazer baliza. e o dante que tem paciência zero, quando o barco começou a andar pra trás, quis que a marina descobrisse o porquê. ele queria que ela sacasse por si só que a lancha estava de marcha-a-ré. e o dante repetia: porra, se você fosse burra eu nem tinha vindo. que "osadia", como diz-se aqui, mas que nada, era um elogio, mas ela ia ficando nervosa com tal didática e dirigia o oposto ao que ele ensinava. o kuki não sabia nadar e várias vezes eu tinha certeza que o barco ia virar. foi muito emocionante!! a uéw não parava de miar. gato adora água né!? só sei que ela voltou rouca e o kuki dizia: agora ela vai se chamar uéw (pronúncia rouca) rs.rs.. ainda tinha sol quando passamos pelo rio morto. o dante quis entrar lá pra eu conhecer.. fomos entrando entrando. ele e marina com a varinha tentando pegar robalo. o kuki já não respirava, eu, quase que rezava, uéw já tinha dormido de cansaço. a lancha entrando entrando até onde não dava mais. essa parte do rio é estreitinha, cheia de galhos, lindo lindo até onde mandou parar. um silêncio, um cheirinho maravilhoso, a portinha do céu mesmo. vai vai e de repente não dá mais, e a superfície é só planta, verde de planta. o que mais pode acontecer? a laika pensa que é um gramado e blup, pula!!! meu deusss e agora, josé??? marina sai lá de trás no pulo dizendo: calma! calma, sei. debruça na ‘proa' e fica só com a pontinha do pé e um pedaço da perna pra dentro do barco, minutos tentando resgatar a laika daquele mangue. todo mundo pasmo. e mudo. com muito esforço ela consegue. a laika é pesada. e quando a cadelinha sobe no barco... joga água em todo mundo. voltamos pra caraíva batendo queixo, porque o sol já tinha se posto. nem se eu tivesse tomado algo teria rido tanto. ô passeinho emocionante e engraçado.

Um comentário:

  1. OI Lindinha,
    Parabéns pelo Blog minha linda, além de tudo tua escrita é deliciosa de se ler, flui, como flui a verdade de quem a viveu, muito bem descrita (compartilhada). Seguinte: eventualmente você ainda vai pra ABL, e, se se apressar um pouco, prá capa da Playboy.
    Te amo Amiga,
    Kuki

    ResponderExcluir