quinta-feira, 24 de setembro de 2009

um capítulo: geografia é desimportante



caraíva, 1º de julho de 2009:

estava em dúvida sobre o título do capítulo de hoje, se eu poria: from united states of eunápolis (plageando luiz gonzaga e porque estou aqui de castigo em eunápolis esperando o bus pra cidade maravilhosa). ou se seria: são pedro patrono dos pescadores, já que a cidade está toda enfeitada pra celebrar o pedrão. e também porque desde 20/6, lá em caraíva, estamos comemorando são joão, são pedro. só festa. e dá-lhe feriado nas cidades grandes da bahia. mas, conversando sobre minha possível mudança pro rio de janeiro, o tião acabou de me escrever essa frase, que pra variar eu achei lindo como tudo que ele escreve, e ficou de título: geografia é desimportante, já que segundo ele, tanto no rio quanto em caraíva, “a paisagem você já tem”. é um consolo?

podemos começar?? aí vai...

tivemos que arrancar antes do comando da fê (a puxadora da quadrilha), ou pode ser que levássemos um coice do cavalo do petróleo, que concedeu sua carroça (toda enfeitada) para a entrada dos noivos. iiiirrá!!! era são joão!! dançamos quadrilha 3 vezes nas várias festas de são joão: no lagoa, na praça, na nova. cheguei a pensar que não tinha mais idade pra isso. que exercício!!! ficou a coisa mais linda e também as festas. fiquei super orgulhosa de mim mesma de ter feito parte da organização e de ter suado pra acontecer. e foi melhor do que o esperado, a festa no lagoa, que na verdade era de caraíva, o lagoa só como local, durou de 4 da tarde às 4 da manhã. e foi uma alegria só. estava super astral, com barraquinhas de comidas típicas, correio elegante, brincadeiras com prêmios como passeio pra ver baleia, vale-ariacó (peixe), pastel do pará, porção de camarão no kuki, jantar no lagoa, etc. um luxo! e já que os meninos do triângulo caraíva hoje em dia moram em sp, outros meninos de lá, caceta, zinei e vaca velha (joaca) tocaram ao vivo. do lagoa sempre escutava o zinei na sanfona e ficava babando, mas nunca os via se apresentar. que desperdício!! eles nem tinham nome, e naquele dia batizaram o trio de “os primos”.. anotem aí, eles têm futuro!! ensaiamos todos os dias a quadrilha dos adultos (foto) que teve lugar no salão grande do pelé. as crianças ensaiavam na escola e era outra quadrilha, lindinha também!! meu par era meu amigo amado, o silmar. era o mais engraçado de todos, só de pensar, como dizem aqui, pipoco na risada. todo mundo a caráter, tudo super enfeitado, decorado com bandeirinhas e flores. lembro que no dia da festa da nova não estava afim de dançar nem ir, mas acabei indo só pra festa, sem roupa de são joão. queria ir prestigiar meus alunos do outro lado. mas chegando lá arrependi e acabei entrando no meio da quadrilha, com outro par, o azulzinho. e com a roupa que eu estava mesmo. no começo de tudo, no primeiro ensaio, ficamos sabendo de uma mulher no arraial que puxava quadrilha. ela concordou em ir pra caraiva ensaiar a gente sem cobrar nada porque era uma festa da comunidade. mas thurma, a mulher era tão estressada!!! ela gritava no microfone com voz de taquara rachada: “estão descontando 3 horas do meu salário pra eu estar aqui. vocês vão aprender ou não vão?” eu hein minha filha!?!? dispensamos a bruxa em seguida: muito obrigada, mas não precisa vir de novo não, é muito trabalho pra você. daí nós mesmas nos reunimos e escrevemos os passos que ela havia ensinado. a marina concordou em puxar (precisa ter talento pra isso), mas a fernanda acabou pegando porque a marina dá aula à noite. mas um dia ela ensaiou a gente e “gritou” no microfone: “eu gastei 3 minutos pra chegar aqui. vocês vão aprender ou não vão”??? koakakakakakakak e pra fechar com chave de ouro, anteontem ainda teve são pedro no pelé e de novo, a gente dançou. comemos canjica, pé de moleque, curau, quentão na fogueira e esbagaçamos no forró.

Um comentário: