sexta-feira, 11 de setembro de 2009

um capítulo: porto do boi


caraíva, 21 de outubro de 2008:
para: Marrudo, Décio e Marina

vocês já viram abacaxi no pé? e filhote de papagaio? já tomaram cafezinho em casa de pataxó? um índio já te vestiu um cocar ou já te deu mil colares vermelhos ou mudinhas de olho de pombo?? já viu jacaré tomando sol em beira de rio? e uma árvore lotada de ninhos de passarinho? alguém já foi te buscar de barco na porta de casa, ou enquanto você comia um pastel de arraia com suco de graviola do pé?? já viram um chão amarelo de tanto caju ou rosa de tanta pétala de flor de eugênia? já comeram peixe que acabou de vir do mar e limpo na beira do rio? já ganharam de presente mel dos 17 litros que um índio tirou de uma colméia de abelhas selvagens, sem proteção nenhuma? já foram de casa pro forró descalços? e tropeçar em casa de guaiamum? alguém já subiu no pé de côco e o abriu no soco só pra matar sua sede? vocês já ficaram em dúvida se olhavam pras gaivotas ou pros golfinhos numa ponta gigante de areia cercada de água transparente por todos os lados?? e estrelas cadentes aos montes? já viram lua cheia do alto de uma falésia? já te trouxeram de mimo uma bandeija de carangueijos e sorvete de cupuaçu? já ficaram viciados em suco de cacau com leite? alguém já te chamou de "meu cajuzinho" e você nem achou brega? e voar de kitesurf, vocês já?

aqui em caraíva tem isso tudo e muito mais.

domingo fui pra porto do boi, aldeia indígena no alto do rio caraíva. nessa aldeia eu ainda não tinha ido. estava com a leuzinha comendo pastel no pará e passa o marrudo (ou o índio alecrim na foto) de lancha nos chamando pra aldeia. eu é claro, não recuso convite desses e fomos eu, ele, décio e marina (o casal-cyber café que eu adoro!!). no caminho até a lan house pra pegar os dois, o marrudo atropelou uma bóia de barco. barbeiragem existe até no rio. subimos o rio lá onde tem jacaré escondido debaixo de vitória-régia, estacionamos a lancha e pegamos a trilhinha (com formigas canibais, guaiamuns gigantes, pacas, capivaras e macaquinhos) rumo à aldeia e à casa dos pais dele. lá tinha um monte de pé de abacaxi, nunca tinha visto, é fofo!!! e a filha dele trouxe um papagaio filhote na caixa. a mãe dele estava lavando roupa no rio e vira e mexe ela vê jacaré (os daqui têm 1 metro só) tomando sol. que pena, eu não vi!

quando voltamos era pôr do sol. e os passarinhos cantavam muito alto. oxe, domingo bom!
beijos de quem saiu de um spa.

Um comentário:

  1. oi minha linda estamos com muita saudades de vc volte logo e trais a rebeca vamos passear muito vc emuito espesial muitos bjos, marrudo.

    ResponderExcluir