domingo, 16 de agosto de 2009

de várias graças

caraíva, 31 de março de 2008:

para: Zezinho

peguei meu segundo bicho de pé ontem e pelas minhas contas dá uma média de 2 por mês. lembro no dia que cheguei pra ficar, de mala e cuia. a cor do rio estava linda, um verde igual eu nunca tinha visto, cor-de-boas-vindas. e no banheiro aquela escova de lavar pé e uma Rifocina. típico Caraíva!! era folga da cozinha no Lagoa. Hermínia estava fazendo tabule e o Marcelo pintando as bandejas de café da manhã de branco. sabe as bandejas? 2 dias depois estavam pretas se olhasse de longe. de besourinhos pregados nelas. linda chegada!! uma das melhores partes (na verdade, são tantas!) é o café da manhã. tomo tranquilamente vendo a diversidade de passarinhos coloridos. por morar numa pousada que também é bar/restaurante, a porta está sempre aberta. por ela pode entrar desde o cara do mamão até um príncipe. aqui tudo é possível e imprevisível. os hóspedes são a melhor parte. é como se eles enchessem a casa de alegria. como se fossem nossos convidados que a gente quer cuidar. nessa fase de calmaria, costumamos levá-los na lagoa do Satu. os estrangeiros principalmente, adoram!!o Zezinho, que fica sempre comigo na hora de fechar, disse que vai me levar pra pescar um dia desses. fiquei super empolgada. mas quero ir em agosto pra ver baleia. e ele me mostrou a distância que tem que ficar da baleia porque não pode chegar muito perto, mas o ‘não muito perto’, é muuuito perto! mal vejo a hora! vi lagartixa comendo barata! chamei a Lu pra ver, achei que era alucinação visual mas é bizarro mesmo. aprendi a andar na areia fofa no meio da vila. acreditem, mas tem um jeito! estou passando super bem no quesito gastronomia. essa semana o Rogê trouxe cana-de-açúcar no meio da tarde. outro dia uma bandeja de carangueijo que não tive coragem de comer, e ontem ele chegou com um balde de sorvete de cupuaçu porque eu mencionei que estava com vontade! a Jô acaba de fazer bolo de flocos de milho com leite de coco pro café da manhã. e daqui do mezanino dá pra ver que já tem duas bananas amarelinhas no cacho repleto delas. tem gavião comendo os cocos de dendê lá no alto da árvore. e no freezer tem polpa de mangaba e açaí. o melhor da baixa temporada é a praia. sem dúvidas a praia. ali na barra vazio é paradísiaco! um cenário que dá vontade de chorar de emoção de tão incrível! aquele calor, você dentro do rio e o vento... e a D. Izabel lá do outro lado vendendo acarajé. a bahiana não falta um dia! e hoje na frente do Pelé já colocaram aquela plaquinha que eu adoro, que diz: "forró hoje". desculpem o e-mail gigante, mas são muitas coisas boas pra contar!!

4 comentários:

  1. carol, parei pra ler as suas esórias e voltei no tempo, me deu uma nostalgiiiiiiia.....ai ai....
    morei lá tb mais ou menos em 2002/2003 ( não lembro o ano)e é impressionante como caraíva gruda e enfeitiça,conheco todas as pessoas q vc cita, li e senti como se fosse eu escrevendo... é uma saudade q só quem viveu pode falar.
    a gente não se conheceu pq esse ano foi o primeiro em 10 anos q eu não fui, quase morri...
    moro em sao paulo, faço mil coisas mas sei q caraíva sempre estará lá pra eu fugir qdo precisar e não importa o tamanho da reviravolta q aconteça na sua vida, caraíva vai ficar no seu coração de uma maneira única!!!
    bjos e boa sorte

    ResponderExcluir
  2. que liiindo seu blog! que saudade de caraiva!!!
    bj
    Fernanda

    ResponderExcluir
  3. Carol querida boa tarde e acabo de receber seu email e como estamos aqui na loucura da preparacao da pre inauguracao do Rose Velt, não li ainda seus emails em ordem decrescente, o que imagino que dessa maneira, eles comecem do alto da euforia pq estava chegando no paraiso e depois de muitos anos eles vao para o prenuncio do inferno da cidade grande, rsrsrsrs bjinhos saudades Campa, e venha para Sampa assistir as Satyrianas, sao 79 hs de espetaculos e artes de todas as tendencias e tudo oq eu vc pode imaginar de manifestacoes visuias, bem na frente do Rose Velt a partir de amanha sexta ate segunda a meia noite, Um bjinho de novo do Campa ainda vivo

    ResponderExcluir