quarta-feira, 28 de julho de 2010

formigamento



esta semana faço um ano no rio de janeiro!!!
um ano feliz no rio de janeiro.
e há um ano eu estava exatamente assim:

rio, 27 de julho de 2009

ontem aterrizei na cidade maravilhosa. aos prantos!! resisti bravamente em caraiva mas no avião, escutando os forrozinhos do pelé que o leôncio gravou pra mim,
d
e
s
a
b
e
i
.
devo ser sádica, só pode! vir escutando ‘triângulo caraíva’ no avião pra chorar junto com a sanfona. e cheguei na casa dos meus tios desaguando como se alguém tivesse morrido. e de fato é um luto. uma perda que terei que elaborar!! e conviver com um coração que de agora em diante vai cantar bahia que não me sai do pensamento.

chegando na rua sambaiba, minha tia ju me recebeu com uma mesa linda, flores e um jantar maravilhoso. meu tio raul logo me deu um celular com chip e 100 minutos grátis que estreei imediatamente usando DDD 73. que bálsamo foi poder falar na terrinha! e pra completar, eles ainda me prepararam uma banheira com sais de banho. muito fofos! deu vontade de ficar na casa deles pra sempre! mas logo logo terei residência fixa em copa, aguardem!!

hoje foi meu 1ºdia de trabalho e meu despertador não tocou (freud explica?), mas acordei a tempo (mas não desesperada, afinal aprendi a ser mais calma em caraiva) de comer queijinho minas no café da manhã e acertar em cheio no ônibus pro escritório. não tinha roupa nem sapato, não deu tempo de ir em BH buscar, assim que fui trajada com modelito-silvinha-dos-pés-à-cabeça. foi muito tempo usando só hawainas, mas confesso que a-d-o-r-e-i vestir calça comprida pra variar e poder passar um batom vermelho sem ninguém achar esquisito. fiquei ligeiramente medrosa pra atravessar rua. desacostumada e pronta para viver de novo o diferente.

a menina que vou substituir está me treinando perfeitamente. ela é bem estressada, percebe-se, mas suuuuper organizada. meu chefe é um amor, mas também parece uma bomba relógio prestes a explodir em ambiente estímulo-resposta. pessoas constantemente nervosas deve ser sinal de quem sempre viveu em cidade grande e ainda não se perguntou: 'pressa de?' por isso, no mural da minha sala tem o telefone do hospital pró-cardíaco, para emergências.

do escritório eu vejo o mar de copacabana, mas quer saber? me desculpem, mas mar de cidade grande não é mar de verdade!! e de repente, vendo todos aqueles prédios, me deu falta de sol!! no horário de almoço corri na manicure (estava precisando!) e achei estranhíssimo todo mundo falando carioca. e achei o máximo (ou diferente) entrar no supermercado achando que era um shopping! e no corredor do escritório, logo ali na saída da minha sala, tem um quadro da bahia que tenho certeza, vai ser minha luz neste começo, recomeço.

"pra te morder e pra soprar, afim de que não te doa demais,
já que tenho que te doer, meu amor"
C. Lispector

peço champanhe ou cianureto? o coração da gente é assim mesmo, meio montanha-russa.

8 comentários:

  1. Carol, já havia lido seu inicio no Rio e é gostoso reler agora! é como rever um filme ou reler um livro, mas com um novo olhar nos detalhes de cada cena, cada angústia dos personagens, cada frase inspiradora...
    adoro seus textos e acho que esta mudança de ar, de clima, de estado, de cidade e de ritmo contribuiu muito para sua escrita que esta cada dia mais apurada, mostra seu amadurecimento como escritora que É e a mulher que você esta se tornarndo, mesmo já sendo... Amiga que conheci jovem, cheia de pequenos sonhos, cheia de deliciosos vicios infantis daquela nossa idade, daquele tempo, como é gostoso te acompanhar de longe, lendo seus textos, suas historias, suas viagens, acompanhar de longe da saudade, mas é mais facil perceber a evolução quando se esta de longe... sabe quando a pessoa emagrece ou engorda e quem esta ao seu lado todos os dias não percebe? Mas quem ta de longe observa no primeiro minuto? Pois é ! Acredito que de longe fica tão claro para mim suas evoluções, seu desenrrolar nesta linda história da vida...
    Ah querida amiga, como gosto de ler você, de saber de você, como me sinto parte disso!
    Sei o que significa este UM ANO de Rio, que brindo com muita alegria daqui de BH.
    Que venham varios outros anos... de Rio? Não sei, mas descobertas, de aventuras, de alegrias e angustias e de evolução dolorida mas gostosa,
    Que este seu mar da janela continue te inspirando a nos inspirar, mesmo que um dia, o mar de copa visto da janela do seu AP seja apenas na sua memória... FELIZ ANIVERSARIO

    ResponderExcluir
  2. amei! Espero que ainda venham muitos anos pela frente aí na cidade maravilhosa! Bjos e tô doida pra voltar.
    Lu

    ResponderExcluir
  3. Parabéns Carol! Adorei saber um pouco mais da sua história, afinal tbm sou "novato" no meio dessa galera maravilhosa. Encontremos em breve, por aí, por aqui, por ali....rs
    Beijos Duca

    ResponderExcluir
  4. Amei Carol! O que eu vi agora, do seu jeito, que eu peno para entender (rsrsr), você está feliz! Pelo menos foi isso que eu consegui captar de seus escritos! Amiga querida, como já disse, acho que é porque eu queria ser, talvez, um pouquinho, igual a você, sair fora de alguns padrões! Beijos Cla

    ResponderExcluir
  5. Carol, bem que tinha razão, Caraíva em julho é tudo de bomado. Adorei! realmente, o dificil é sair de lá. Dá depressão para vir embora. Cheguei a pensar que o rio foi formado de tantas lágrimas de quem tinha que sair de lá...

    ResponderExcluir
  6. é uma reedição, mas como sempre, suas cronicas são muito legais.. adoro elas..
    beijão, benegas

    ResponderExcluir
  7. Ola amiga querida!
    Gostei de ler a sua descripçao de passar do mundo bahiano a civilisaçao das grandes cidad como o Rio. eu tb pasei por esses momentos, passar de Caraiva a Paris é uma maneira de penssar e um mode de vida inimaginavel, diferente. O mundo do inconhecido nos faz sempre medo, mas voce é uma molher que sempre vai nas descobertas: molher valente é essa , Parabens!!

    Sua tia Ju sobe receber voce e te ofrecer o melhor, Gostei de conhecer sua tia uma pessoa maravilhosa e muito interecente.

    Obrigada de eu ter partelhade pequenos momentos com a sua familha, ficara sempre gravado em mim. Amei!
    Saudad Grande Do RIO DE JANEIRO!
    Lugar maravilhoso com a sua paysagea e sua urbalinasao organisada e desorganisada!
    Uma vegetaçao explosiva e natural .

    Viva RIO DE JANEIRO Se diverte mais e que descobra esse lugar lindo. Saudad de caminhar nessas ruas! beijoooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Oi minha musinha,
    "pra te morder e pra soprar..." fui eu que te ensinei, lembra?
    Cara, cê mora na Sambaiba? eu já morei na Sambaíba, os avós do Mat ainda moram aí, o mundo é uma kombi mesmo!
    Beijos e saudades
    Kuki

    ResponderExcluir